Iluminação para piscinas


Sistemas de iluminação

A instalação de um sistema de iluminação para piscinaspode ressaltar a beleza do ambiente se o jogo de cores eleito é o adequado. Uma iluminação correta criará um lugar acolhedor, romântico ou divertido, segundo o gosto pessoal.

Entretanto, o fator principal é a segurança. Portanto, não se esqueça que, se decide instalar um sistema de iluminação, deve cumprir com os requisitos de seguridade.

A iluminação se classifica segundo a luz que se gera na zona próxima e nos permite andar com segurança durante a noite. A iluminação dentro da água cria bonitos efeitos, bem como esta luz pontual que pode ser colocada nos arbustos ou elementos arquitetónicos, para chamar a atenção.

Diferentes tipos de iluminação

  • Luzes incandescentes, como o tipo mais antigo do mercado, além de barato. As lâmpadas possuem uma vida útil de 5.000 horas e, atualmente, é uma forma de iluminar pouco prática, ao ser substituída por luzes LED.
  • As luzes flutuantes são perfeitas para ambientes festivos e um uso mais superficial da água. Encontram-se disponíveis no mercado, em vários desenhos e com diversos padrões.
  • As luzes halógenas vieram para ficar. Podemos coloca-las ao redor da piscina, dentro de um sistema perimetral. Seu consumo é baixo e suportam elevadas temperaturas. 
  • A fibra ótica é uma opção que não conduz eletricidade nem o calor e te permite regulá-la, segundo as preferências de cada usuário, ainda que é um pouco cara.
  • A iluminação LEDé atecnologia mais moderna do mercado e oferece grandes vantagens sobre o resto de formas de iluminação, pelo seu pouco gasto energético e vida útil longa e compatível com as instalações que existem.

O investimento na iluminação para a piscina, além de criar um ambiente agradável, também nos dá a possibilidade de usufruir mais tempo deste espaço para nadar, descansar ou organizar bonitos encontros.